Reportagem

Conforme tinha sido planeado, o passeio “Ataque à Lampreia” realizou-se no passado dia 8 de Março, por volta das 6.40 da manhã, com a abertura do secretariado encabeçado pelo Sr. Fernando. Foram chegando os elementos participantes (9 no total), tendo cada um escolhido o seu dorsal.

Devidamente identificados e já com o café matinal tomado lá partimos, por volta das 7.20, rumo a Ponte de Lima pelos caminhos de Santiago (via Barcelos). Tendo o Tempo como o nosso melhor aliado, o dia realmente não podia estar mais convidativo a um belo passeio de bicicleta.

Com as expectativas no auge e os elementos deveras bem-dispostos, agregando as Paisagens deslumbrantes (como a da ponte sobre Rio Ave), tudo correu na perfeição até Barcelos.
Escusado será dizer que a tecnologia esteve presente a cada momento marcante desta nossa aventura rumo á famosa lampreia; para que hoje e aqui no nosso “cantinho” pudéssemos partilhar com todos aqueles que impossibilitados ou por motivos de força maior, não puderam partilhar estes momentos hilariantes. Três máquinas fotográficas digitais, uma mini câmara de filmar digital (cedida gentilmente pelo Ricardo, amigo do José António) e até um telemóvel (Topo de Gama do nosso querido Presidente) era “artilharia” mais que suficiente para que nada nos escapasse……:):):):)

Chegados a Barcelos, onde o nosso Amigo Pedro Silva nos aguardava (1h de espera!! O “desgraçado” já via a lampreia a fugir…. lololo), lá teve que “secar” mais um pouco para que o grupo reabastecesse o “esqueleto” - Ou acham que só o ar matinal dá força a alguém? :):) - e fosse tirada, como calculam, a foto da Praxe!

Recarregadas as “baterias” lá seguimos em direcção a Ponte Lima. Mas ao contrário do que esperávamos, (não é amigo Presidente? lolol) esta etapa do passeio não foi tão calma quanto até aqui, não só porque alguns começaram a ter os primeiros sintomas de cansaço mas também porque o nosso Presidente, (sim…. Pois facto de ser presidente, amigo, não significa que não esteja livre de uma boa chacota…… lololol) o nosso grande Presidente, ao passar num riacho com cerca de 2 metros de largura e profundidade de 40cm, corrente de 5 nós, não se aguentou em cima da bicicleta e tombou desamparado! Parecia um sapo a cair…. :):):), ao mesmo tempo que dizia: “Foi o Pedro Silva o culpado! Se ele se tivesse arrumado…..”! Enfim, as frases do costume! :):):)

Por momentos todos nos rimos mas no meio das gargalhadas e refazendo-nos do cenário, que foi sem dúvida engraçado!!, pensamos: “será que ele sabe nadar? Ainda se vai afogar o homem!”. Foi efectivamente o momento mais cómico do passeio!

Chegados a Ponte Lima, por volta das 12.30, e cumprindo escrupulosamente o horário previsto, aguardamos junto à ponte a desejada hora do “ataque”, bem como de alguns familiares que se juntaram ao grupo. E aqui tivemos o momento mais desagradável, pois estivemos à espera para entrar no restaurante cerca de 1h 30m, o que fez atrasar, e de que maneira, o resto do passeio que nos aguardava! (é verdade… nem as mulheres nos fazem desesperar tanto….. ah! lampreia, lampreia… só mesmo tu para nos desalentar!)

Mas apesar do contratempo o almoço correu muito bem e até me atrevo a dizer que foi muito melhor do que aquilo que se esperava…:):):)! Talvez por estarmos num local respeitável e rodeado de boa gente todos nos comportamos como manda a lei…:):):), sem contudo não deixar de conviver e divertir de forma exuberante!

Como o prometido, o Carlos realizou o famoso teste aos copos e constatou-se que os mesmos eram ainda da fornada do ano anterior…… pois tinham o mesmo defeito, ou seja, partiram-se pelo pé! :):):)

Para animar ainda mais o ambiente do grupo e do restaurante alguém pediu uma concertina, mas foi-nos negada…. Ora se não há concertina há a voz extraordinária do nosso amigo Fernando, sempre acompanhado pelas palmas e refrão do resto do grupo…

Lá cantamos aquela..aquela..aquela da Serafina! :):) Recordam-se?.... Pena mesmo não ter surgido a concertina, quem sabe não teríamos uma nova versão desta celebre canção ou então não surgisse uma nova versão do Salapismo (não cantado desta vez!).

Ambiente ao rubro e tendo este momento sido gravado para mais tarde recordar….. inicia-se a viagem de regresso. Regresso esse realizado apenas por 6 elementos, visto que 4 “traidores”regressaram de viatura…..

A ideia seria de apanhar o comboio em Darque - o Nuno tinha feito a promessa de regressar de Comboio - e porque este só partiria às 17.43 todos os restantes elementos fizeram-se à estrada e mostraram a sua excelente forma e frescura física. Talvez tivesse sido da àgua do almoço… lololo, ou das canções afinadas……. Lololo, ou outra coisa qualquer…. o que é certo é que se fizeram cerca de 20km em 40 minutos! Foi uma média impressionante, uma marcha extremamente acelerada, que nos conduziu à estação de comboio de Darque. Chegamos 3 minutos antes da hora prevista da partida mas, para nosso espanto, o comboio já lá ia! O Nuno nem queria acreditar…… de mãos na cabeça, completamente estourado, ficou incrédulo e sem saber o que fazer. Pois é Nuno, nada adiantou as mãos na cabeça…. Lololo, o remédio era mesmo dar ao pedal, amigos, até ao Castêlo!!

E como “o que tem que ser tem que ter muita força”… Lá o convencemos a regressar ao restante grupo que já rolava na estrada rumo à Malafaia. Aí, e depois de goradas as expectativas de um joguito de malha e, claro está, de uma boa cerveja (os velhotes parecem que sabiam que íamos passar lá no Domingo!), já excessivamente cansados e com um secão enorme na garganta (parecia que estávamos no deserto!!) vimos ao longe Deus….não….. já era visão que estavamos a ter… porque não era Deus mas o grande Jorge, com uma mala enorme de Sandes de Presunto e cervejas!

Mas que fazia ele ali? Não era suposto estar de bicicleta? Encontrava-se ali para nos surpreender e nos oferecer um reabastecimento fantástico! Até uma garrafa de cabeça de burro tinha……. Foi incrível, soube pela vida! Muito Obrigado! :):)

Apenas um reparo para o local de paragem escolhido, é que com tamanha barulheira impedimos a leitura da bíblia ou até mesmo, qui ça, do kamasutra por parte de um casal que ali se encontrava estacionado por perto! Foi mesmo acidental acreditem! :):):)

Recompostos do “acidente” e após a desistência de mais 2 “traidores”, os 4 resistentes lá continuaram o passeio de regresso, com a próxima paragem prevista na Estalagem Estela Sol. Chegados ao local fomos brindados com um bufet espectacular, muito bem regado, desta vez oferecido pelo Luís. O nosso muito Obrigado Luís e à tua família! (Já agora…..Não te esqueças de ver se nos arranjas um patrocínio para os novos equipamentos! lolo). Só foi pena não nos teres acompanhado…

Findo o apetitoso bufet oferecido pelo nosso amigo, fizemo-nos à estrada. Com um percurso bastante mais suave, regular, e óptimo piso fomos rolando sem grandes dificuldades, sem nunca perder a boa disposição. Desde os cânticos às “buzinadelas” e até poemas aclamados, num ápice chegamos ao Castêlo. Ainda houve tempo para 2 dos elementos terem ido festejar, de forma efusiva, esta chegada; não pelo facto de festejaram de forma gratuita… mas por se ter aguentado o cansaço com sorriso e satisfação estampados na cara!

Foi um passeio grandioso, em que nada se ganha (é verdade) mas tudo se perde… Perde-se não viver estes momentos, estes convívios extraordinários, o deslumbrar de paisagens e locais de beleza rara, vistos única e exclusivamente neste tipo de passeios!

Apraz-me dizer que aqueles que não puderam participar não o deixem de fazer na próxima vez, pois assim nunca saberão de verdade aquilo que não ganham mas sim aquilo que perdem!
Em 2010 as Lampreias que nos aguardem!!!! :):):):)

Oportunamente será disponibilizada reportagem fotográfica e vídeo deste passeio.

*(Desculpem a extensão do texto mas senti a necessidade de transmitir tudo aquilo que de tão digno se passou.)
José António

Comentários

Simplesmente ESPECTÁCULAR.
Farei tudo, para que possa estar presente no próximo ano.
1 forte abraço
JF
Anónimo disse…
Parabens a todos, especialmente ao autor do texto. Por este andar, acho que nao vale a pena andar de bike, basta lermos a cronicas do Zé António. Pelo menos o Fernandes ficou convencido, eh eh eh
O Pedro Silva esperou 1 hora pela comitiva? deve ter sido p/problemas mecanicos.
Quanto aos dois elementos que prolongaram as festejos até mais tarde, tenho um palpite que sei o nome de um.....
Um abraço p/todos.
Barbosa

p.s. Ó presidente, tu caís-te ?????
Anónimo disse…
Boas, caros colegas do bttteam. A crónica do Zé é mais um relato do famoso ataque á lampreia. Apesar de só ainda estarem 3 fotos, espero que o Zé as coloque quando as tiver todas, dos elementos que levaram máquinas. Barbosa ao dizeres que o Fernandes ficou convencido, eu acho que os elementos que não foram por diversos motivos também ficaram e para a próxima em vez de só irem 10vão 20.

Nuno
Anónimo disse…
Parabéns pela reportagem Zé. Para a próxima vamos estabelecer duas marcas de distância (como nas autoestradas) para salvaguardar a integridade física dos mais incautos.
Um abraço a Todos
Pedro Silva

Mensagens populares deste blogue

Ataque à Lampreia 2010!