Na madrugada do próximo domingo, 25 Outubro 2009, os relógios vão recuar uma hora, dando início ao horário de Inverno, que se prolongará até Março de 2010, altura em que regressa a hora de Verão.

O próximo domingo será o dia mais longo do ano, com 25 horas, uma vez que a hora legal é atrasada em 60 minutos quando forem 02:00 em Portugal Continental, passando para a 01:00.

A mudança de hora resulta de uma directiva comunitária e acontece em toda a União Europeia, continuando a verificar-se as diferenças horárias entre os países dos três fusos horários que atravessam o continente europeu.

Os três fusos horários colocam Portugal, Grã-Bretanha e Irlanda na mesma hora do meridiano de Greenwich, enquanto a maioria dos países se regulam pelo meridiano de Berlim, com um avanço de 60 minutos.

Este recuo nos ponteiros dos relógios acontece sobretudo por razões civis, uma vez que, do ponto de vista astronómico, apenas faria sentido uma correcção de 37 minutos, explicou o director do Observatório Astronómico de Lisboa, visto que a hora do meridiano de Greenwich está desfasada apenas 37 minutos em relação à hora solar.

A mudança de hora deve-se a uma directiva que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.

Por isso Amigos, quem chegar ao Castêlo às 9h do antigo horário não desespere, pois passados apenas 60 minutos chegarão todos os outros elementos do grupo.....

Comentários

Barbosa disse…
Espectaculo!!!!! o que aqui vai de informação. Melhor que isto, só mesmo a estória do frango de cabidela, que alguém ficou de enviar.....

P.S. Apesar desta informação toda, tenho um palpite que alguns "caramelos" não vão alterar os relógios eh eh eh
fernando silva disse…
Ninguem ficou de enviar história nenhuma. Este comentário é mais um daqueles sem ne"sexo".

Mensagens populares deste blogue

Ataque à Lampreia 2010!